Fazenda Sonho e Realidade

Hereford

Produção de carnes de alta qualidade, fertilidade, longevidade e docilidade.

Conheça mais sobre a raça hereford

  • Origem

    A raça Hereford é originária do condado britânico de Herefordshire. É considerada uma das raças bovinas mais antigas do mundo, com indícios de sua existência desde 1562. Seu melhoramento moderno é creditado a Benjamin Tomkins, que fundou a raça em 1742 com o registro do primeiro animal, a vaca Silver. Através de consanguinidade sucessiva, foi possível obter animais mais eficientes, possibilitando maior rusticidade, fertilidade e abate precoce.

    A expansão do Hereford pelo mundo deu-se na metade do século XIX, durante a Revolução Industrial. Nesta época houve um aumento na demanda de produção de carne com a comercialização de carne enlatada pelos britânicos. A grande eficiência produtiva do Hereford na conversão de pasto em carne de alta qualidade destacou a raça para compradores do mundo todo. Atualmente existem exemplares em todos os continentes, sendo uma das raças mais cosmopolitas do mundo.

    O Hereford foi introduzido no Brasil pelos vizinhos Uruguai e Argentina. Em 1907, o criador Laurindo Brasil, de Bagé, inaugurou o Herd Book da raça no país através do registro do touro “Alfo”, importado da Argentina. Porém, antes das datas oficiais de registros, muitos “pampas” atravessaram as fronteiras sem cercas entre países povoando os campos gaúchos. Desde então, a raça cresceu significativamente no Brasil, principalmente nos estados do Sul, onde o clima é mais semelhante ao seu país de origem. Com sua característica ancestral de grande capacidade de adaptação, tornou-se ferramenta indispensável nos programas de cruzamento industrial.

  • Caracteristicas

    A pelagem da raça Hereford caracteriza-se por ser vermelha de cara branca, vermelha de cara salpicada, a pelagem “pampa” característica foi se impondo, sendo hoje considerada como “marca de pureza” da raça. A cara branca é dominante nos cruzamentos, permanecendo nos mestiços por várias gerações.

    Os criadores estão cada vez mais à procura de animais com pelagem vermelha ao redor dos olhos, que constitui defesa contra a exposição a forte luz solar, pois acredita-se que isso reduza a formação de vesículas e de câncer nos olhos.

    O animal da raça Hereford é bem constituído, harmonioso e equilibrado, vigoroso e de bom tamanho, devendo-se evitar ambos os extremos: o pequeno e o excessivamente grande. Assim sendo, são animais com esqueleto forte e boa massa muscular. Quando mantidos em boas condições alimentares, chegam ao peso ideal de abate entre 20 e 26 meses, na média.

    Performance, praticidade e lucratividade combinadas tornam o gado de corte Hereford a raça mais abundante em diversas regiões do mundo, sendo amplamente reconhecida como a raça básica. Fertilidade, rusticidade, eficiência alimentar, longevidade e adaptabilidade são as características de corte básicas, que asseguram que o gado de cara branca continuará a desempenhar um papel de destaque na indústria de carne bovina.

    Gado famoso por seu tamanho, resistência e aptidão para a produção de carne, devido a sua conformação e capacidade de engorda, é considerada razoavelmente rústico e prolífico.

    A produção de carne é a sua aptidão principal. O gado é resistente ao extremo em condições adversas, tanto ou mais que qualquer outra raça europeia. São animais bastante eficientes em regime de pasto, apresentando neste contexto terminação adequada ao produzir carcaças de carne bem marmoreada, como o mercado exige. Engordam bem em boas pastagens. Sendo assim, a carne do animal Hereford é saborosa, tenra e sem exagero de gorduras.

  • Nossa História na raça

    A História da Fazenda Sonho e Realidade com o Hereford iniciou em 2014, onde identificamos características e qualidades na raça que complementariam aquelas que já criávamos, bem como atenderíamos uma demanda de nossos clientes dentro desta raça. Iniciamos no Hereford com genética de criatórios de referência nacional, como Mãe Rainha de Lages (SC) e também com a aquisição de embriões da Agropecuária São Pedro ASP de Alegrete (RS).

  • Outras Informações

    Os touros devem apresentar características masculinas destacadas e esqueleto vigoroso, proporcional a massa corporal. O touro Hereford é de alta libido e viril no aproveitamento do salto.

    A fêmea é precoce e produz bezerros fortes e saudáveis, entrando em ciclo reprodutivo em média aos 20 meses, até mesmo, em regimes de baixa qualidade alimentar. A busca de mais bezerros com menos touro e mais peso no novilho jovem, passa, inquestionavelmente, pelo Hereford.

    A versatilidade e a eficiência da raça Hereford são comprovadas na relação de 6 habilidades:

    • Adaptação aos mais diversos ambientes e sistemas de produção, graças a docilidade e rusticidade;
    • Índice de fertilidade dos mais altos da espécie, quando favorecidos com manejo e alimentação adequados;
    • Excepcional ganho de peso a pasto, sendo comum novilhos de 450 Kg aos 18-24 meses;
    • Preponderante nos cruzamentos com outras raças, especialmente as zebuínas;
    • A raça mais cosmopolita do mundo, o que facilita genética abundante e qualificada
    • Altamente lucrativa para criadores, invernadores e frigoríficos, graças ao insuperável índice de rendimento de carcaça, entre as raças europeias.
Abrir conversa.
Podemos Ajudar?