Fazenda Sonho e Realidade

Limousin

Beleza aliada a adaptabilidade, precocidade e ótimo rendimento de carcaça.

Conheça Mais Sobre a Raça

  • origem

    A Origem do Limousin na França:

    Para mostrar a grande pureza da raça, recordamos que pinturas na Gruta de Lascaux (França), foram descobertas e ainda hoje são observadas por muitas pessoas de todo o mundo. Essas pinturas, datadas de 7.000 anos atrás, mostram animais, incluindo cavalos, aves, humanos, etc., e uma raça bovina de cor marrom-avermelhada, com chifres claros e pontiagudos, boca larga e musculatura abundante, mostrando a impressionante semelhança com o gado Limousin atual.

    Originário da Zona Centro-Sul da França, mais precisamente em Limoges, onde imperam pradarias pobres e desmineralizadas, montes pedregosos, verão com temperatura acima de 30ºC e inverno com nevascas acumulando em até um metro de altura, onde a temperatura atinge -15ºC, identificam o meio exigente onde o gado Limousin foi selecionado.

    A grande massa muscular e o alto rendimento de carcaça que a raça oferece, vem da metade deste século, quando até então os animais eram utilizados para tração, com os agricultores selecionando de forma quase natural os animais de porte avantajado, esqueleto resistente e musculatura abundante, para poder tracionar grandes volumes e trabalhar a terra.

    Na França, país de origem, apresenta hoje 900.000 vacas em reprodução, sendo 10% delas rigorosamente selecionadas como matrizes para formação de planteis, sendo participantes do programa de seleção do livro genealógico “Herd Book Limousin”.

    Hoje, há mais de 05 marcas registradas de carne Limousin na França, sendo destaque absoluto no quesito “qualidade de carne”.

    A Origem do Limousin no Brasil:

    É bem provável que a história desta raça no Brasil, tenha início nos tempos do Império em 1850, um engenheiro francês presenteou um criador mineiro, com um touro desta raça. Tempos depois, alguns animais da raça foram importados e utilizados também em cruzamentos nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

    Os primeiros registros no Herd Book Collares de Limousin no Brasil datam de 1937. Em 1975 foram feitas duas importações pelos governos do Rio Grande do Norte e do Rio Grande do Sul e pela Agropecuária Limousin de Minas Gerais.

    A Associação Brasileira de Limousin, ABL foi fundada em 1986, direcionando-se para um trabalho junto ao Ministério da Agricultura para ser gestora do registro genealógico da Raça Limousin. Esse esforço obteve reconhecimento e a partir de então vem desenvolvendo processos de gestão junto aos associados e outros públicos de relacionamento para adaptar a raça Limousin as condições do mercado brasileiro.

    Dos anos 90 a meados de 2000 a raça apresentou crescimento vertiginoso e um incremento de criadores, chegando a 800 associados. Em função do mercado brasileiro ter-se direcionado para o incentivo a raças zebuínas ocorreu no país uma diminuição no uso das raças europeias para cruzamento. Nem por isso os criadores da ABL deixaram o Limousin, desenvolvendo novos projetos, a exemplo do Limflex, por acreditarem no valor da raça para cruzamento industrial, direcionando seus projetos para o Brasil Central.

  • Caracteristicas

    São animais de médio porte. Sua pelagem é de cor vermelho cereja, podendo tender para o marrom/preto; os pelos são finos, curtos e sedosos; a pele é macia, fina, flexível e de coloração rosa; as mucosas são rosadas e a vassoura da cauda é rósea clara.

    A cabeça possui tamanho médio, forte e proporcional ao corpo; perfil retilíneo; fronte plana com leve depressão entre as órbitas; chanfro é reto, sendo médio nos machos e, curto nas fêmeas; orelhas pequenas e finas; chifres de comprimento mediano, finos nas extremidades, claros ou escuros, ovais ou cilíndricos; os olhos são vivos, no entanto não são salientes; pescoço musculoso, médio e com boa implantação à cabeça e ao tronco; barbela pouco desenvolvida, acabando no externo.

    Uma das principais vantagens dos animais da raça Limousin é tradicionalmente a característica da rentabilidade de carcaça, a qual tem sido provada em inúmeros concursos em que participa, tendo obtido destaque com rendimentos acima de 58% de carcaça.

  • Nossa História na raça

    Inicialmente, o principal objetivo da Fazenda Sonho e Realidade era o cruzamento industrial, a partir daí, a escolha foi por utilizar alguns touros da raça Limousin. Após o nascimento dos primeiros bezerros foi observada uma notória diferença nos animais que eram descendentes desses touros, entre elas podemos citar: bom desenvolvimento, excelente acabamento e excepcional terminação.

    A partir disto, a Fazenda Sonho e Realidade entrou na criação e na reprodução de animais P.O. (Puro de Origem) da raça, quando em 2001 nasceu o primeiro animal P.O. dentro da propriedade. De 2001 aos dias de hoje, a Fazenda Sonho e Realidade segue investindo em melhoramentos genéticos de excelente qualidade e em tecnologias avançadas como a Transferência de Embriões (TE) e a Fertilização in Vitro (FIV), características marcantes da Fazenda Sonho e Realidade, para que possa melhor atender as diversas necessidades de seus clientes e parceiros.

    A participação em feiras, exposições e julgamentos da raça por todo o estado de Santa Catarina também é uma marca conhecida da Fazenda Sonho e Realidade, que em 2005, 2007 e 2008 sagrou-se Campeã do Ranking Catarinense de Criadores de Limousin, participando de julgamentos com animais de alto nível em pista, tendo suas principais matrizes e reprodutores premiados.

    Atualmente a Fazenda Sonho e Realidade possui o maior plantel de animais registrados da raça no País, com a seleção dos animais e o melhoramento genético constantes, e a oferta de touros e fêmeas nos leilões promovidos todo ano.

  • Outras Informações

    Demais características da Raça Limousin:

    Facilidade de parto:

    Sem dúvida, a facilidade de parto é uma das características pela qual o Limousin fincou raízes em todo o mundo. Na questão de crescimento, a raça Limousin permanece na liderança. Além disso, as tendências genéticas indicam que, no todo, o Limousin tem aumentado o crescimento no primeiro ano e no desmame enquanto mantém suas vantagens na facilidade de parto. E isto é importante, pois qualquer criador pode afirmar que um bezerro natimorto não pesa muito no desmame.

    Uniformidade:

    Indo a qualquer propriedade se poderá observar a importância da uniformidade. A genética do Limousin garante ausência de manchas e cores cinzas. Preto ou vermelho, o gado Limousin possui um padrão de cor sólida que todo comprador procura.

    Eficiência de alimentação:

    As vantagens na conversão alimentar do Limousin é resultante de níveis inferiores de consumo alimentar combinado com níveis comparáveis ou mais altos de carne magra, peso de carcaça total e produção para mercado. Em palavras mais simples, a menos que você esteja vendendo alimento, não é a quantidade de alimento consumido, mas sim a eficiência com a qual este alimento é convertido em pesos de carne vermelha que importa.

    Eficiência Maternal:

    Muitos criadores atualmente usando uma porcentagem de fêmeas Limousin em seus rebanhos sabem o quanto a fêmea Limousin é subestimada na sua capacidade de produção. Em termos de eficiência biológica, a fêmea é insuperável em condições alimentares variáveis. Em um estudo de cinco anos de duração, as fêmeas Limousin apresentaram o menor índice de alteração e flutuação, alcançando o segundo lugar em termos de eficiência, independente da alimentação disponível. Comparando-se com a facilidade de parto, produção de leite, tamanho moderado e longevidade, a fêmea de cruzamento com Limousin tem um lugar merecido entre os gados comerciais.

Principais Conquistas

Zizi Sonho e Realidade FIV

Raça: Limousin

Nascimento: 20/07/2010

Pai: Ley

Mãe: Musa Sonho e Realidade TE (Devon Superstition)

Prêmios:

  • Campeã Novilha Menor – Festa Nacional do Colono (Itajaí) 2011
  • Campeã Vaca e Grande Campeã – Festa Nacional do Colono (Itajaí) 2013
  • Campeã Vaca Adulta e Reservada de Grande Campeã – Festa Nacional do Colono (Itajaí) 2015

Vulcão Sonho e Realidade

Raça: Limousin

Nascimento: 03/12/2008

Pai: Devon Superstition

Mãe: Rugê Sonho e Realidade TE (Ferry)

Prêmios:

  • Campeão Bezerro – ExpoLages 2009
  • Melhor Macho da Raça – Femi (Xanxerê) 2010
  • Campeão Júnior – Festa Nacional do Colono (Itajaí) 2010
  • Campeão Touro Jovem e Grande Campeão – ExpoCentro (Curitibanos) 2011
  • Reservado Touro Jovem e Reservado de Grande Campeão – Festa Nacional do Colono (Itajaí) 2011
  • Reservado Touro Jovem e Grande Campeão – ExpoVale (Capinzal) 2011
  • Campeão Touro e Grande Campeão – Xanxerê 2012
  • Grande Campeão – ExpoLages 2012

Trema Sonho e Realidade TE

Raça: Limousin

Nascimento: 20/10/2007

Pai: Ley

Mãe: Musa Sonho e Realidade TE (Devon Superstition)

Prêmios:

  • Campeã Bezerra – Festa do Colono – – Festa Nacional do Colono (Itajaí) 2008
  • Reservada Campeã Novilha Menor – ExpoLages 2008
  • Campeã Novilha e Reservada de Grande Campeã – ExpoCentro (Curitibanos) 2009
  • Reservada Campeã Novilha Maior – ExpoLages 2009
  • Campeã Vaca e Grande Campeã – Festa Nacional do Colono (Itajaí) 2010
  • Campeã Vaca Adulta e Grande Campeã – ExpoLages 2010
  • Campeã Vaca Adulta e Grande Campeã – ExpoCentro (Curitibanos) 2011
  • Reservada Campeã Vaca Adulta – Festa Nacional do Colono (Itajaí) 2011

Tirso Sonho e Realidade TE

Raça: Limousin

Nascimento: 20/10/2007

Pai: Ley

Mãe: Musa Sonho e Realidade TE (Devon Superstition)

Prêmios:

  • Campeão Tipo Frigorífico – ExpoLages 2008
  • Reservado Campeão Júnior Maior – Festa Nacional do Colono (Itajaí) 2009
  • Reservado Campeão Júnior Maior – ExpoLages 2009
  • 2º Melhor Macho da Raça – Femi (Xanxerê) 2010
  • Campeão Touro Jovem e Grande Campeão – Festa Nacional do Colono (Itajaí) 2010
  • Campeão Touro – ExpoCentro (Curitibanos) 2011

Sintia Sonho e Realidade TE

Raça: Limousin

Nascimento: 17/08/2006

Pai: Tarvis

Mãe: Katy TE (Dauphin)

Prêmios:

  • Campeã Bezerra – ExpoLages 2007
  • Melhor Exemplar da Raça – Femi (Xanxerê) 2008
  • Campeã Novilha Maior – Festa Nacional do Colono (Itajaí) 2008
  • Campeã Novilha Maior e Reservada de Grande Campeã – ExpoLages 2008
  • Campeã Vaca Solteira – ExpoCentro (Curitibanos) 2009
  • Campeã Vaca Solteira e Grande Campeã – Festa Nacional do Colono (Itajaí) 2009
  • Campeã Vaca Adulta – ExpoLages 2009

Rainha Sonho e Realidade

Raça: Limousin

Nascimento: 03/08/2005

Pai: Ferry

Mãe: Kina TE (Dominó)

Prêmios:

  • Grande Campeã – Festa Nacional do Colono (Itajaí) 2007
  • Reservada Campeã Vaca Solteira – Festa Nacional do Colono (Itajaí) 2008
  • Reservada Campeã Vaca Adulta – ExpoLages 2008
  • Campeã Vaca Adulta e Grande Campeã – ExpoCentro (Curitibanos) 2009
  • Reservada Campeã Vaca Adulta – Festa Nacional do Colono (Itajaí) 2009
  • Reservada Campeã Vaca Adulta – ExpoLages 2009
  • Melhor Fêmea da Raça – Femi (Xanxerê) 2010
  • Campeã Vaca Adulta – Festa Nacional do Colono (Itajaí) 2010

Paco Sonho e Realidade

Raça: Limousin

Nascimento: 24/09/2004

Pai: Duvalier

Mãe: Kina TE (Dominó)

Prêmios:

  • Reservado de Grande Campeão – Brusque 2005
  • Reservado de Grande Campeão – ExpoCampos (Campos Novos) 2006
  • Grande Campeão – Festa Nacional do Colono (Itajaí) 2006
  • Reservado de Grande Campeão – ExpoLages 2006
  • Reservado de Grande Campeão – Femi (Xanxerê) 2006

Nobresa Sonho e Realidade

Raça: Limousin

Pai: Coco

Mãe: Katy TE (Dauphin)

Prêmios:

  • Grande Campeã – Brusque 2005
  • Grande Campeã – Festa Nacional do Colono (Itajaí) 2005
  • Grande Campeã – Festa Nacional do Colono (Itajaí) 2006
  • Grande Campeã – ExpoLages 2006

Musa Sonho e Realidade TE

Raça: Limousin

Nascimento: 14/11/2002

Pai: Devon Superstition

Mãe: Maragogipe Hindu TE (Joule)

Prêmios:

  • Reservada de Grande Campeã – Festa Nacional do Colono (Itajaí) – 2005
  • Campeã Vaca Adulta / Grande Campeã – ExpoLages 2007
  • Campeã Vaca Adulta / Grande Campeã – Festa Nacional do Colono (Itajaí) 2008
  • Campeã Vaca Adulta e Grande Campeã – ExpoLages 2008
  • Campeã Progênie de Mãe – ExpoLages 2008
  • Campeã Progênie de Mãe – ExpoCentro (Curitibanos) 2009
  • Campeã Progênie de Mãe – Festa Nacional do Colono (Itajaí) 2009
  • Campeã Progênie de Mãe – Festa Nacional do Colono (Itajaí) 2011
  • Campeã Progênie de Mãe – Femi (Xanxerê) 2012
  • Campeã Progênie de Mãe (Acumã e Belesa) – Festa Nacional do Colono (Itajaí) 2015

Zeus Sonho e Realidade

Raça: Limousin

Nascimento: 08/07/2010

Pai: Devon Superstition

Mãe: Rugê Sonho e Realidade TE (Ferry)

Prêmios:

  • Campeão Junior Menor e Melhor Tipo Frigorífico – Festa Nacional do Colono (Itajaí) 2011
  • Campeão Junior Menor – ExpoVale (Capinzal) 2011
  • Reservado Campeão Júnior Maior – Femi (Xanxerê) 2012
  • Campeão Touro e Grande Campeão – Festa Nacional do Colono (Itajaí) 2013
Abrir conversa.
Podemos Ajudar?