-
Origem
A raça Simental tem origem na Suíça, na montanhosa região do vale do rio Simen, de onde é derivado o seu nome. O interesse econômico neste gado, logo ultrapassou as fronteiras suíças e mesmo com proibição do governo da Suíça impondo altas taxas para saídas, os países próximos, como a Áustria, Itália, França, bem como a Alemanha naturalizaram animais com genótipos Simental e assim desenvolveram linhagens próprias, usando a flexibilidade genética da raça para atender a seus interesses. Hoje a Simental é uma raça Cosmopolita, presente em todos os continentes, sendo o maior genótipo a nível mundial.
Os primeiros animais da raça Simental chegaram ao Brasil em 1904, importados pela Secretaria de Estado da Agricultura de São Paulo, com o objetivo de intensificar o fomento à Pecuária. A Associação Brasileira de Criadores da Raça Simental (ABCRS), bem como o “Gado Simental Brasileiro”, são resultantes de um esforço realizado para resgatar os remanescentes das importações e seus cruzamentos selecionados na região Sudeste do Brasil. Diante deste esforço, liderado pelo Sr. Agostinho Caiado Fraga, aglutinando já muitos interessados na raça, fundou-se em 1963 na cidade de Cachoeiro de Itapemirim-ES, a ABCRS, a qual vem atuando no sentido de orientar os acasalamentos buscando valores adaptativos, procurando manter bom nível de produção de carne e leite. A partir de 1970, foi intensificada a importação de animais, sêmen e embriões Simental de diferentes países, facilitando a formação das atuais famílias e linhagens existentes. Em decorrência dessa variabilidade de linhagens, a raça encontra-se hoje difundida em todo o território brasileiro.
-
Caracteristicas
Possui como principais características a sua coloração amarelada ou avermelhada, com manchas brancas em distribuição característica, dependendo da sua linhagem de origem genética. A cabeça, o ventre, e a parte de baixo do peito, as patas e a vassoura são brancas. O pêlo é suave e a pele ligeiramente pigmentada. O focinho é claro, os chifres são finos, possui também na maioria das linhagens, um bom temperamento que facilita muito o manejo e a lida com os animais.
O Simental é uma raça de dupla aptidão, tanto na produção de carne como na produção de leite a raça tem se destacado, apresentando precocidade produtiva e reprodutiva, além da precocidade de crescimento. Como comentado anteriormente, nenhuma fêmea consegue evidenciar, eficiência reprodutiva, se a mesma não possuir alta fertilidade. Maiores evidências dessa alta fertilidade são também verificadas, quando consideramos ter sido a primeira raça utilizada para Transferência e Bi-Partição de Embriões; Fecundação in Vitro e ainda, o primeiro clone produzido no Brasil, é oriundo da raça Simental. Tais fatos, demonstram a economicidade que a raça proporciona.
Possui uma carne macia e marmorizada com gordura entremeada às fibras o que confere alto sabor. Com relação ao leite produzido, ressaltamos o maior teor de sólidos totais, fato comprovado nas exposições nas quais a raça se confrontou com outras, além de apresentar um baixo número de células somáticas, conferindo integridade ao úbere com maior vida produtiva.
No Brasil, é mais utilizada visando cruzamentos, principalmente com animais da espécie zebuína, proporcionando excepcional adaptabilidade, vigor e habilidade materna, essas condições fazem da ½ sangue Simental/Zebu a número 1 dentre as demais, principalmente como receptora de embriões das diversas raças aqui criadas.
A Fazenda Sonho e Realidade possui no Simental as linhagens Sul-Africana e Alemã, onde destacam-se as características:
Alemã: Também conhecida com o nome de Fleckvieh. Esta linhagem foi também selecionada para dupla aptidão, apresentando alta taxa de crescimento, com evidência de muita musculosidade, sendo a linhagem com o maior número de exemplares no Brasil.
Sul Africana: Tem sua origem, fundamentada basicamente na linhagem alemã. É composta de animais de um frame menor, evidenciando uma maior precocidade produtiva e reprodutiva. Foi selecionada, visando obter animais com maior adaptabilidade, principalmente em relação a condições de alta temperatura e alta radiação, buscando assim animais com maior teor de pigmento e com pêlo curto.
-
Nossa História na raça
A Fazenda Sonho e Realidade iniciou seus trabalhos na raça Simental em 2001, logo de início produzindo com direcionamento para reprodução e criação de animais P.O., e de seus derivados através do cruzamento industrial.
Entre os fatores que se destacam pela opção da raça Simental foram: a dupla aptidão entre o leite e a carne, as oportunidades de um mercado consumidor para as características da raça e fundamentalmente a produção de uma fêmea F1 no campo, na qual a raça Simental é conhecida pela excelente habilidade materna.
A Fazenda Sonho e Realidade participa desde o ano de 2004 de feiras e julgamentos da raça Simental por todo o estado de Santa Catarina, fazendo parte do Núcleo Oeste de Criadores de Simental e Simbrasil, conquistando diversas premiações desde o primeiro julgamento que participou com a raça.
Um dos maiores investimentos na raça Simental da Sonho e Realidade aconteceu em 2021, na aquisição de embriões importados de linhagem Sul-Africana do criatório Bar 5, do Canadá, referência mundial em Simental Sul-Africano, com mais de 50 anos de seleção e história.
Atualmente a Fazenda Sonho e Realidade segue investindo cada vez mais em uma genética de altíssima qualidade nas linhagens Sul-Africana e Alemã, além de oferecer aos seus clientes e parceiros níveis tecnológicos, como a Transferência de Embriões (TE) e a Fertilização in Vitro (FIV), presentes na maioria dos produtos oferecidos.
De acordo com a Associação Brasileira de Criadores das Raças Simental e Simbrasil (ABCRSS), a Fazenda possui o maior número de animais registrados nos últimos anos. Fêmeas e machos são disponibilizados para venda, todo ano, com a seleção e a oferta representativa, realizada através dos leilões promovidos pela Fazenda Sonho e Realidade.
-
Outras Informações
Heterose:
O Simental é reconhecido por deixar muitas características em seus descendentes, entre elas podemos citar: a rusticidade, a precocidade sexual, maior fertilidade, melhor eficiência na conversão alimentar e melhora na conformação da carcaça.
As Matrizes:
As fêmeas da raça Simental são conhecidas pela excelente fertilidade aliada a uma excepcional habilidade materna. Dentro do cruzamento industrial, as fêmeas mestiças Simental são as mais disputadas, pois são de uma boa fertilidade e precocidade sexual, podendo ser cobertas aos 15 meses.
Seu potencial leiteiro e sua habilidade materna fazem com que sua cria seja bem alimentada e que apresente um peso a desmama excelente dependendo das raças empregadas e o grau de sangue dos bezerros.
Os Touros:
Os touros da raça Simental desempenham um excelente papel na monta natural, apresentando níveis de prenhes que são considerados altos, além de nos cruzamentos industriais, através da heterose, transmitir aos seus descendentes características positivas da raça como o excelente ganho de peso, facilidades no parto e habilidade materna para as futuras F1.