Fazenda Sonho e Realidade

Brahman & Red Brahman

Zebú para produção de carne, acabamento e rendimento de carcaça.

Conheça mais sobre a Raça Brahman

  • Origem

    O Brahman é uma raça originária dos Estados Unidos, iniciando seu processo de formação em 1835 e se formaram a partir daí, com o cruzamento de quatro importantes raças: Nelore, Gir, Guzerá e Krishna Valley, inclusive teve participação de touros zebus oriundos aqui do Brasil. Um dos principais objetivos na formação da raça Brahman foi que suportasse o calor, a umidade, os insetos, parasitas e doenças típicas da região. Além disso, as principais características buscadas eram similares as características de raças inglesas, como produtoras de carne acima de tudo.

    A partir do seu surgimento nos Estados Unidos, a raça teve uma disseminação rápida por todo o mundo. Hoje, a raça passa por imenso sucesso em todo o mundo tropical, já estando em mais de 70 países organizando exposições com mais de 1.000 exemplares da raça nos Estados Unidos. Atualmente a raça se encontra em diversos países com climas e situações geográficas completamente distintas, entre eles podemos citar: Austrália, África do Sul, Argentina, Colômbia, Paraguai, Venezuela, México, Etc.

    A raça foi introduzida no Brasil a partir de 1994, sendo que até então era “um país cercado por Brahman de todos os lados”. O Brasil e a Tailândia foram os últimos países a ingressar na raça, sendo que hoje o Brasil apresenta animais em todas as regiões do país, de norte a sul e leste a oeste.

  • Caracteristicas

    A raça Brahman possui como algumas de suas principais características os seguintes fatores: capacidade de tolerar altas diversidades climáticas principalmente por possuir um pêlo curto, grosso e sedoso que reflete os raios do sol e em baixas temperaturas a pele engrossa e a densidade dos pêlos muda. A sua cor clara atrai poucos insetos e sua pelagem curta e grossa impede a penetração dos mesmos.

    Além disso, possui facilidade em seus partos pois os bezerros Brahman nascem leves e possui uma estrutura corpórea que facilita ao nascer. Outro fator considerável é que durante as estações de monta, que geralmente ocorrem no verão, o touro Brahman possui grande facilidade em se adaptar ao ambiente fazendo com que os touros montem um número considerável de vacas durante certo período.

    A raça Brahman é reconhecida por diversas características que são apresentadas em seus produtos, por proceder de um acasalamento entre quatro raças, apresentando assim linhagens distintas exibindo fisionomias aneloradas, aguzeratadas, agirada, indubrasil. Aliando assim dentro de uma só raça características como a Adaptabilidade, a Qualidade na Carne, a Fertilidade, a Rusticidade, o Ganho de Peso, a Mansidão e por parte das fêmeas a Habilidade Materna e o Leite.

    Por ser um Bos Indicus (nome científico dos zebuínos), o Brahman transmite grande vigor híbrido nos cruzamentos com as raças ditas taurinas. Isto indica uma maior taxa de crescimento, melhor eficiência de conversão alimentar e produção de carne magra, ou seja, aliada a uma excelente carcaça.

    Algumas características são destacadas pelos criadores de Brahman nas matrizes, entre elas citamos que: possuem uma excelente precocidade sexual que influencia na produtividade e na eficiência reprodutiva do rebanho; chama-se a atenção para a habilidade materna e a fertilidade que em comparação as outras raças consegue manter alta eficiência reprodutiva por um período de tempo superior; as fêmeas possuem também uma excelente área pélvica, traduzindo excelente facilidade nos partos, características que são integralmente transmitidas para suas F1.

    A cada dia a raça Brahman vem conquistando mais pecuaristas, muitos destes que estão utilizando touros da raça Brahman nos cruzamentos industriais para injetar vigor híbrido nos descendentes, acelerando as taxas de produtividade. Pelo fato de ser um zebuíno, o touro Brahman consegue impor grandes características sobre seus produtos ao ser cruzado com raças taurinas.

  • Nossa História na raça

    A Fazenda Sonho e Realidade iniciou seus trabalhos com a raça Brahman em 2005. Entre os motivos que levaram a optar pela raça foram: a excelente adaptação do Brahman no Brasil, em regiões de clima subtropical, como os estados do Paraná e Rio Grande do Sul; as características presentes na raça que se encaixam nas mesmas características que a fazenda vinha trabalhando até então; e a objetividade em atender aos clientes e parceiros da Fazenda Sonho e Realidade que buscam características diferenciadas dentro dos zebuínos.

    Desde que iniciou na raça, a Fazenda Sonho e Realidade segue investindo em genética avançada, incluindo a análise detalhada e escolha do reprodutor apropriado para cada genealogia e características apresentadas pelas matrizes e doadoras, levando-se em consideração as qualidade morfológicas, genéticas e a impressão das principais características em suas progênies.

    Com o objetivo do aprimoramento e qualidade do seu plantel, a Fazenda Sonho e Realidade fez diversas parcerias, através de embriões, que a elevam a níveis genéticos dentro da raça considerados os mais avançados dentro do nosso país.

    Em 2006, uma parceria foi firmada com a Fazenda Pilar (RJ), considerada pioneira na criação de Brahman no Brasil, quando em julho de 2007 os primeiros animais, frutos desta parceria começaram, trazendo inclusive o Red Brahman para Santa Catarina e proporcionando à Fazenda Sonho e Realidade ingressar em um diferencial da raça, além de trazer altos níveis genéticos no Brahman, com o acasalamento de animais premiados e reconhecidos mundialmente.

Principais Conquistas

Acag FSR

Raça: Brahman

Nascimento: 16/08/2006

Pai: MR. V8 777/4

Mãe: Miss 75

Prêmios:

  • Melhor Fêmea da Raça – Femi (Xanxerê) 2010
  • Campeã Vaca Adulta e Grande Campeã – Fraiburgo 2011

Aran FSR

Raça: Brahman

Nascimento: 22/08/2006

Pai: MR. V8 777/4

Mãe: Miss 75

Prêmios:

  • Melhor Macho da Raça – Femi (Xanxerê) 2010
  • Campeão Touro Senior e Reservado de Grande Campeão – Fraiburgo 2011
Abrir conversa.
Podemos Ajudar?